fbpx

Após 2 anos suspensa, tradicional Festa Junina de Helvetia está de volta neste sábado (18)

A Colônia Helvetia – Indaiatuba, com 134 anos de fundação por imigrantes suíços, realiza no sábado dia 18 de junho, a sua tradicional Festa Junina, para homenagear a cultura nacional, buscando realizar uma festa autêntica com pratos e folclores típicos.

As primeiras edições da festa junina de Helvetia aconteceram em meados da década de 60, quando ainda funcionava a escola de educação particular de Helvetia, após o ano de 2000 as festas tornaram se anuais e hoje já fazem parte do calendário do munícipio.

Os pratos típicos são todos preparados pela equipe de voluntários. Sendo os salgados: cachorro-quente, pão com linguiça, lanche de pernil, cuscuz, espetinho de carne, pastel, milho verde, caldo de quenga, pipoca e salsichão vermelho e branco. Nos doces teremos: arroz doce, canjica, bolo de cenoura, bolo de mandioca e bolo de fubá cremoso, cocada cremosa, curau, pamonha, maçã do amor, moranguete, uva c/ chocolate, pé de moleque, paçoca, doce de abobora e doces trufados.

A principal característica de nossas festas é manter a comunidade ativa e para isso conta com a união e o trabalho voluntário dos seus membros. A renda arrecadada é destinada a Sociedade, em prol de manutenção/preservação patrimonial e cultural e a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Helvetia e suas atividades de promoção humana. As festas de Helvetia são conhecidas também pelo seu ambiente tradicional e familiar, e a festa junina vem em encontro com a ideia de uma festa para reunir a família.

Esse ano a festa terá início das 14h, com abertura caipira e gole de quentão, quadrilha infantil do Colégio Euclides Faicare, seguida quadrilha Infanto Juvenil de Helvetia.

As 17h teremos a missa sertaneja, a fogueira de São João e a tradicional quadrilha com a participação do público.

As 20h a atração fica por conta da dupla Marcos Gut e Fabiano. E para deixar a festa ainda mais bonita e alegre, contamos com o público caracterizado tipicamente caipira com os vestidos tradicionais de “chita” para as damas e os cavalheiros de xadrez.

A entrada da festa é livre e oferecemos estacionamentos oficiais com seguro, até as 17h será cobrado R$ 20 e após R$ 30 por veículo/moto.

A cada ano a festa tem público recorde e a cada experiência a colônia se dedica em preparar uma estrutura para atender o público exigente que frequentam as festas do local, por isso esse ano nos preparamos melhor para o atendimento dos caixas e orientação do trânsito para a chegada até o recinto da festa, indicando rotas alternativas e sempre contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Indaiatuba.