fbpx

Inverno começa com temperaturas altas em Indaiatuba

O outono chega ao fim a exatas 6h14 desta terça-feira (21) dando lugar a estação mais fria e seca do ano: o inverno. Em Indaiatuba, as temperaturas devem variar entre 15°C e 29°C. Esta será a noite mais longa do ano. O solstício de inverno é o dia com menos horas de luz.

O inverno começa diferente, com temperaturas mais altas. Mas não se engane porque em julho as temperaturas voltam a cair e o sudeste do país pode ter até três ondas de frio.

La Niña

De acordo com o Instituto Climatempo, o fenômeno La Niña continuará atuando durante todo o inverno de 2022, de fraca a moderada intensidade.

O La Niña é conhecido por temperaturas abaixo do normal na porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial.

Frente-fria

Ao longo deste inverno, outras frentes frias vão avançar pela costa do Sul e Sudeste do Brasil. Algumas, inclusive, poderão alcançar até mesmo o litoral leste do Nordeste.

Por outro lado, apenas algumas deverão trazer massas de ar frio de origem polar, fortes e duradouras.

A previsão do Climatempo é de que uma onda de frio passe pelo país na virada entre os meses de junho e julho. Outras duas ondas devem avançar ao longo do mês de julho: a primeira nos primeiros 15 dias e a segunda no final do mês.

Durante o mês de agosto, existe ainda a expectativa de pelo menos uma massa de ar frio de origem polar com forte intensidade, suficiente para provocar condições para geada na Região Sul e até em áreas do Sudeste.

A chance de ondas de frio em setembro é muito baixa, mas algumas massas de ar frio de origem polar ainda poderão provocar temperaturas baixas para formação de geada em pequenas áreas da Região Sul do Brasil.

O Inverno no Brasil segue até às 22h04 do dia 22 de setembro.