A Defesa Civil de Campinas emitiu um alerta meteorológico no início da tarde desta quinta-feira (9) por conta da previsão de altas temperaturas e queda expressiva da Umidade Relativa do Ar (URA) na Região Metropolitana de Campinas (RMC). As temperaturas máximas na região devem chegar nos 38°C, com sensação térmica de 40°C.
Por g1 Campinas e Região
Segundo o órgão, uma massa de ar quente deve chegar na região neste sábado (11), fazendo disparar as temperaturas até segunda-feira (13).
- Recomendações por conta do calor e baixa umidade:
- Proteger do sol nos horários mais quentes;
- Evitar exercícios ao ar livre nos períodos mais secos;
- Manter hidratação constante, bebendo bastante água.
“Diante desse quadro é preciso prestar atenção à população mais vulnerável como idosos e crianças . Também recomenda-se que as pessoas procurem locais frescos, ventilados e à sombra. Esses cuidados deverão ser mantidos até que a situação se reverta”, diz o alerta meteorológico.
Cuidado com a vegetação
A Defesa Civil também alertou para o risco de queimadas, recomendando não atear fogo na vegetação e cuidado máximo com bitucas de cigarro. “Isso (atear fogo) é um crime ambiental e o risco para incêndios será elevado”, diz.
A URA divide-se em três níveis: estado de atenção (URA entre 20 e 30%), estado de alerta (URA entre 12 e 20%) e estado de emergência (URA abaixo de 12%).
Por g1 Campinas e Região