Fenômeno não poderá ser visto no céu das cidades brasileiras, mas haverá transmissões ao vivo
Por CNN Brasil e Agência Brasil
O eclipse solar total poderá ser visto em 3 estados do México, 15 dos Estados Unidos e 4 Canadá nesta segunda-feira (8). O fenômeno, que poderá ficar visível por 4 minutos e 28 segundos em alguns locais, iniciará na costa do Oceano Pacífico, no México, a partir das 15h07, no horário de Brasília, e terminará na costa Leste do Canadá, já por volta de 16h46.
Mas, o fenômeno não será visível no Brasil mas poderá ser acompanhado através das redes sociais e canais oficiais da Nasa, a agência espacial norte-americana.
De acordo com a agência, após passar pelo México, o eclipse poderá ser visto no Texas, nos Estados Unidos, seguido por Oklahoma, Arkansas, Missouri e em direção ao Canadá
Como assistir do Brasil
A Nasa disponibilizará uma transmissão principal CLIQUE AQUI!, com visões de diferentes ângulos e comentários de especialistas em inglês e espanhol. Além disso, outra live mostrará a perspectiva de diferentes telescópios, incluindo a exibição do Sol parcialmente eclipsado.
Por fim, outra forma de assistir será acompanhando os lançamentos dos foguetes sonda que estudarão a atmosfera antes, durante e depois do eclipse. As decolagens serão entre 15h40 e 17h05 (horário de Brasília) e os foguetes estão programados para saírem com 45 minutos de intervalo.
Além do mais, o Observatório Nacional (ON), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, fará uma transmissão ao vivo a partir de 12h30, pelo seu canal no YouTube CLIQUE AQUI!.
A previsão é que a transmissão em tempo real mostre todas as fases parciais do espetáculo da natureza até o alinhamento total da Lua, da Terra e do Sol, mas dependerá apenas das condições climáticas, em cada localidade.
Além de exibir o fenômeno, os astrônomos amadores e profissionais que fazem parte do projeto conversarão com o público sobre astronomia, astrofísica, telescópios e captura de imagens astronômicas, como habitualmente é feito durante observações públicas presenciais promovidas.
O que é eclipse solar?
O eclipse acontece quando as posições entre a Terra, Sol e Lua ficam alinhadas em alguns momentos específicos, explica Leandro Donizete Moraes, doutor em física e criador do canal Astronomia Observacional ao Valor. O eclipse solar ocorre quando a Lua passa na frente do Sol, quando o Sol é observado da Terra. Nesse momento, o Sol é encoberto aparentemente pela Lua.