Município está entre as 60 das 645 cidades paulistas na categoria “Maior Percentual de Leitores”
A Educação Municipal de Indaiatuba foi premiada no programa Alfabetiza Juntos promovido pelo Governo do Estado de São Paulo. O município está entre as 60 das 645 cidades paulistas na categoria “Maior Percentual de Leitores”. A cerimônia para entrega do troféu foi realizada na terça-feira (20/2) na capital paulista, com a presença do governador Tarcísio de Freitas, e do secretário de Estado da Educação, Renato Federer, em cerimônia realizada na capital paulista.
O prefeito Nilson Gaspar ressaltou a importância do trabalho realizado na Rede Municipal de Ensino. “A educação de Indaiatuba consegue manter o padrão de qualidade porque sempre cria formas de melhorar cada vez mais o trabalho iniciado há mais de 20 anos. Todo esse resultado só é possível devido ao empenho de cada um de vocês, que se desdobram em fazer o melhor para nossas crianças”, destacou Gaspar.
O Secretário de Educação Profº Eddye Rafaeta agradeceu o prefeito pelo comprometimento com a Educação de Indaiatuba e todos os servidores pelo trabalho realizado com as crianças do município. “Celebro mais esta conquista, que é tão importante para nós educadores. Através do Saremi (Sistema de Avaliação da Rede Municipal de Indaiatuba), temos 92% de alunos alfabetizados. Para estes 8% identificados pela nossa avaliação, temos empreendidos esforços para chegar no 100% de alunos alfabéticos, pois nosso ideal são os 100%”, concluiu Rafaeta.
Alfabetiza Juntos
Programa Alfabetiza Juntos tem como meta alfabetizar 90% das crianças com 7 anos de idade até 2026. Para atingir a meta do programa, a gestão do governador Tarcísio de Freitas pretende apoiar os municípios com envio de material didático e com formação de professores. Para aderirem ao programa, os municípios terão que fazer um cadastro no Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo.
Entre os 645 municípios do Estado de São Paulo, 120 se destacaram, sendo 60 na categoria “leitores” para as cidades destaque no percentual de crianças leitoras e 60 na categoria “crescimento” para as cidades que mais avançaram nos resultados em relação à primeira edição.
Atualmente, apenas 40,62% das crianças de escolas públicas de São Paulo chegam ao fim do 2º ano, por volta dos 7 anos de idade, com um conjunto de habilidades para que possam ser consideradas alfabetizadas, segundo a principal avaliação do país, o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).
O Alfabetiza Juntos foi feito em parceria com a Associação Bem Comum, que recebe apoio da Fundação Lemann e Instituto Natura. A associação tem um programa elaborado a partir da experiência do PAIC (Pacto de Alfabetização na Idade Certa) criado no Ceará, estado que hoje tem os melhores resultados do país.